top of page

Centro Dia do Idoso: Quando começará a funcionar em Valinhos?

Atualizado: 28 de mar. de 2020


Inaugurado há mais de um ano, o prédio do Centro Dia do Idoso precisa funcionar para atender os moradores de Valinhos. Desde 2014, quando foi anunciada a conquista do Centro Dia do Idoso para a cidade, Scupenaro vem cobrando: naquela época que o projeto saísse do papel (cobrança que pode ser confirmado no requerimento 1636/2014), hoje, para que de fato se inicie o atendimento.


Serviço oferecido pelo Centro Dia do Idoso


O Centro Dia é como uma creche, para idosos que têm autonomia, mas precisam de cuidados durante o dia, no período em que a família está trabalhando. É fato que o número de idosos vem crescendo bastante no mundo, e o envelhecimento populacional têm sido um dos maiores desafios da humanidade. Se faz cada vez mais necessários serviços públicos de atendimento especializados para estes cidadãos, e os Centros-Dia para Idosos tem esse objetivo.


O Brasil está prestes a se tornar a sexta maior população de pessoas idosas no mundo. Pesquisas do IBGE sobre o envelhecimento no Brasil apontaram em 2017, que existiam cerca de 23 milhões de pessoas com mais de 60 anos no país, e que para 2050, estima-se que serão 64 milhões de pessoas idosas.


Como é o prédio do Centro Dia em Valinhos?


O prédio inaugurado em Valinhos que foi construído a partir de um convênio com o governo estadual, segundo o Poder Executivo, conta com um salão de atividades, que também é refeitório e sala de descanso, quartos, banheiros, cozinha, lavanderia, salas de atendimento, da coordenação, varandas para atividades e enfermaria. Em plena operação, terá cuidadores, psicólogo, assistente social, nutricionistas e enfermeiras.



A cobrança para o início do atendimento do Centro Dia na cidade é constante


Em abril de 2019, Scupenaro apresentou o requerimento 1058/19, questionando novamente o Poder Executivo sobre o início dos trabalhos, como funcionaria todo o processo de atendimento e quais seriam os critérios para seleção.


Em resposta aos questionamentos de Scupenaro, o Poder Executivo informou que no segundo semestre daquele ano seria publicado edital de chamamento de Organizações da Sociedade Civil para prestação do Serviço, e que o efetivo início das atividades se daria após a assinatura do contrato devidamente de acordo com a Lei 13019/2014Marco Regulatório do Terceiro Setor.


Hoje, em 2020, ainda aguardamos o início dos trabalhos. Scupenaro apresentou novo requerimento na Sessão da Câmara Municipal do dia 03 de fevereiro de 2020, questionando o Poder Executivo se o Edital já foi realizado para chamamento da OSC, se já começará os trabalhos e como se dará as inscrições.


Em entrevista a Rádio Brasil de Campinas na manhã da última quarta feira Scupenaro disse: “tudo que acontece no serviço vem dos impostos do cidadão, e o serviço público deveria retornar na mesma proporção: em benefícios”.


Por isso é importante a fiscalização, a cobrança para que o Centro Dia Do Idoso inicie o mais breve [apesar de toda demora] o atendimento à população, principalmenteparaa os que mais precisam.

Comments


bottom of page