top of page

Prédio próprio para a Etec e unidade da Fatec em Valinhos são, mais uma vez, reivindicação de Scupen

Atualizado: 27 de mar. de 2020


Não há duvidas de que a educação é fator primordial no desenvolvimento; cidadãos cada vez mais instruídos e profissionais mais qualificados eleva o nível de produtividade em todos os sentidos da nossa sociedade. O crescimento do país, do estado e da cidade depende da educação estar cada vez mais disponível a todos sem qualquer distinção.


Infelizmente, para muitos, o acesso à educação básica ainda encontra grandes obstáculos, no Brasil, muitas crianças precisam caminhar quilómetros até chegarem à escola que muitas vezes não conta com estrutura mínima adequada. Outro obstáculo é encontrado dentro da própria estrutura familiar ou na falta dela, crianças e jovens que não são encorajados e incentivados aos estudos, que acabam, quase que sempre, entrando por caminhos errados. A formação profissional fica ainda mais distante.


Fatec e Etec em Valinhos significaria mais oportunidade ao cidadão


Aqui no estado de São Paulo existem as Fatecs – Faculdades de Tecnologia, com cursos superiores gratuitos, disponíveis à população. Uma grande oportunidade oferecida ao cidadão que deseja otimizar seus conhecimentos e aos jovens que necessitam se preparar para o mercado de trabalho. Existem também as Etecs – Escolas Técnicas Estadual, que oferecem cursos técnicos, e que da mesma maneira, é acessível a todos. Aqui em Valinhos há uma unidade da Etec, extensão da unidade Benedito Storani em Jundiaí, que divide o espaço com a Escola Estadual Flávio de Carvalho no Jardim São Marcos. Por falta de um prédio próprio sua grade de cursos é bastante limitada.


Quem estuda ou estudou na unidade destaca o afinco e a capacidade técnica dos profissionais que trabalham no local. A qualidade dos conteúdos e a metodologia do ensino é um ponto dos mais elogiados e destacados por quem conhece. A cidade precisa criar soluções para que mais pessoas tenham acesso a essa importante oportunidade.


Não é de hoje que o Vereador Scupenaro tem cobrado


Desde 2016, quando foi prometido aos alunos e profissionais da Etec, porém não efetivado, a disponibilização de um prédio próprio para a unidade Valinhos, Scupenaro está cobrando que a cidade busque uma solução, pois o prédio próprio elevaria a capacidade da unidade, otimizando a estrutura tanto para os alunos como para os profissionais. Haveria também a possibilidade de ampliação da grade de cursos, e a vinda de uma Fatec para o município se tornaria muito mais possível.


Outras cidades já avançaram e Valinhos precisa seguir esse rumo


Itatiba, por exemplo, conta com a Etec, em formato de colégio técnico que oferece, além de ensino médio, 10 cursos. A cidade conta ainda com a Fatec, em parceria com o estado  através do Centro Paula Souza, administrador das Etecs e Fatecs. Na parceria coube a cidade de Itatiba apenas ceder e adequar o prédio.


Apresentei na Sessão desta semana, a Moção 185/2019 a Prefeitura de Valinhos, Governo do Estado e ao Centro Paula Souza, reivindicando a instalação de uma unidade da Fatec em Valinhos, além de um prédio próprio para a Etec, como já citado, a fim de possibilitar o aumento na grade de cursos, além de otimização do serviço e mais oportunidades de formação profissional para o cidadão Valinhense.


Vivemos dias de grandes desafios, e a necessidade por emprego, que por sua vez traz a necessidade por atualização e aperfeiçoamento e em muitos casos até mesmo uma mudança de direção profissional, exige mais oportunidades, e as Fatecs e Etecs são uma solução para que todos, não somente os jovens, possam buscar essa qualificação e readequação dentro do mercado de trabalho.

תגובות


bottom of page