Por que dois veículos para a saúde são uma das mais importantes conquistas de Scupenaro?
- scupenaro
- 13 de mar. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de jan. de 2021

Qualquer tratamento por enfermidade nos preocupa. Mas quando há a dependência do serviço público — SUS — sabemos que essa dificuldade pode ser ainda maior por questões como necessidade de vagas, estrutura e falta de recursos, por exemplo.
Um dos tratamentos mais desafiadores que existe é a hemodiálise: um procedimento de filtragem do sangue para retirar toxinas e excesso de água no organismo. Chamada de "rim artificial", a técnica é indicada quando há perda significativa ou total das funções renais, como em casos de insuficiência renal.
Aqui em Valinhos os pacientes que realizam hemodiálise precisam se deslocar até outras cidades, pois o município não conta com o atendimento. E para se deslocar até os hospitais fora do município, já há algum tempo, a Prefeitura de Valinhos disponibiliza veículos.
Mas o veículo que estava sendo utilizado para transportar esses pacientes até o ano de 2018 era totalmente inadequado, muito velho, cheio de problemas mecânicos e que não contava com estrutura adequada para uma boa viagem dos pacientes e nem lhes permitiam contar com acompanhantes. E Já há algum tempo Scupenaro cobrava a troca.
Não é fácil para o vereador ver reivindicações atendidas
Quem acompanha o trabalho do vereador — quando este realmente está empenhado em servir a cidade e a população — sabe o quanto é trabalhoso ter sucesso diante das reivindicações. Apesar das divergência políticas e das críticas, é preciso bastante intensidade e perseverança. Além das funções legislativa e fiscalizatória, é preciso estar disposto a dialogar, propor, buscar soluções prática e convencer o executivo.
Essa luta começou na gestão passada. Scupenaro, após visita de fiscalização, verificou a dificuldade desses pacientes e desde então não deu sossego à administração. Scupenaro tentou de toudo que estava ao alcance do vereador para ter exito nessa revindicação. Tentou verba federal, estadual, diversas vezes esteve em conversa com o executivo, mas não estava fácil; até que no final de 2018 surgiu uma solução.
Encerrando sua gestão na Presidência da Câmara Municipal, em conversa com o Sr. Prefeito, Scupenaro propôs adiantar a devolução do valor economizado no legilsativo aos cofres do excutivo, pois entendia as dificuldades financeiras do município e o quanto antes chegasse esse dinheiro, além da oportunidade de quitar débitos e cumprir contratos, seria melhor o planejamento para o ano seguinte; mas fez questão de ressaltar que não deixaria a presidência sem que houvesse o compromisso de atender a reivindicação dos pacientes da hemodiálise.
Leia também:
A troca do veículo aconteceu em 2019
No início de 2019 a reivindicação foi atendida. Foram adquiridos dois veículos novos e adequados, com ar condicionado, espaçosos e que comportam acompanhantes. O serviço público de saúde [pelo menos para esses pacientes] passou a oferecer algo que Scupenaro cobrou constantemente em seus mandatos: mais humanização.
A troca do veículo que transporta os pacientes para a realização de hemodiálise foi uma grande vitória no mandato de Scupenaro, pois atende pessoas que passam por momento bastante delicado. E aquele veículo antigo, totalmente inadequado, com muitos defeitos e sem espaço para acompanhantes, precisava urgentemente ser substituído.
Humanização é o que precisamos no serviço público. Além de recursos, melhor gestão e estrutura física adequada, a humanização é fator primordial. Uma visão mais humanizada com certeza resolve a maior parte dos problemas no servço público de saúde no Brasil, e isso é direito do cidadão que paga impostos altíssimos.
תגובות