Uma das formas mais inteligentes de se investir em saúde
- scupenaro
- 16 de mar. de 2020
- 5 min de leitura
Atualizado: 23 de jan. de 2021
Com integração o serviço público proporcionaria mais qualidade de vida e economia

Estamos em meio a uma Pandemia mundial que mudou, ou pelo menos adiou, muitos planos para este ano de 2020. Mas uma coisa possível e necessária de se fazer diante dos desafios que enfrentamos é a reflexão e análise das ações que têm sido tomadas pelo Poder Público. Não é possível vivenciarmos tudo o que está acontecendo e não haver mudanças positivas, que tragam evolução à forma como o serviço público é prestado em nosso país.
Não é de hoje que o vereador Scupenaro cobra mais humanização, principalmente na saúde, um setor que trata diretamente da vida. Não é possível que após essa pandemia as coisas não mudem de fato. Muito dos desafios que já enfrentávamos na saúde antes do Coronavírus e que agora se escancaram poderia ser resolvido com uma visão mais humanizada de gestão. É o que sempre defendeu Scupenaro como vereador e Presidente da Comissão de Higiene e Saúde da Câmara.
Agora, com a aprovação do Novo Marco do Saneamento Básico, o tema saúde mostra mais uma de suas perspectivas, pois não devemos falar em qualidade de vida e saúde desconsiderando o saneamento básico. Você já parou para pensar nos danos causados ao ser humano pela falta de água potável?
Segundo dados da Agencia Nacional de Águas (ANA), mais de 20 milhões de brasileiros ainda não contam com água potável. E segundo estudos da OMS, para cada dólar investido em saneamento básico são economizados 3,5 dóares em saúde. Com relação ao Saneamento Valinhos vai bem. Segundo dados do IBGE, já em 2010, nosso município contava com 99,8% de domicílios com tratamento adequado e semi-adequado de saneamento. Muito bom para a nossa cidade! Mas não podemos esquecer de bairros como Alpinas e Parque Valinhos, onde os moradores não contam com toda infraestrutura oferecida pelo poder público apesar de pagarem impostos sobre zona urbana.
Mas devemos ir mais além. Pois segundo estudos também da OMS, para cada dólar investido em esporte são economizados cerca de 3 dólares em saúde. Ou seja, o investimento inteligente em saúde vai bem mais longe. Fornecer atendimento, tratamento e remédios, serviços onde mesmo assim o Poder Público ainda falha muito, são ações que normalmente acontecem quando o paciente já está em situação que, provavelmente, teria sido evitada com o investimento em saúde preventiva. É preciso evoluir nesse debate e na busca por soluções integradas entre saúde, educação, esporte e lazer, saneamento básico, cultura, assitência social e infraestrutura.
Leia mais:
Se no saneamento Valinhos está relativamente bem, no esporte e lazer pode [e deve] melhorar muito
Mas se no saneamento caminhamos bem, no lazer e esporte ofertado aos munícipes como política pública de prevenção e saúde ainda podemos e devemos evoluir muito. Os benefícios do investimento em ações que promovem a qualidade de vida dos munícipes e, conseqüentemente, mais saúde já são bastante conhecidos.
A saúde não pode ser tratada apenas de forma paliativa, "só remediando”. Necessitamos de políticas integradas com o objetivo de promover a atividade física, lazer, entretenimento, atenção básica, otimizando as ações preventivas. E além de proporcionar mais qualidade de vida aos munícipes, é uma forma inteligente de aplicar o dinheiro público e evitar maiores problemas e gastos no futuro.
Um exemplo bem prático é a realização de exames em alunos da rede pública a fim de detectar possíveis necessidades de tratamento. Iniciar um tratamento o mais rápido possível proporciona melhores resultados e, além dos benefícios ao cidadão, costuma ser mais barato do que esperar a situação se tornar mais grave no futuro.
Um projeto que tem esse objetivo é o “Olhar Brasil”, que visa a realização de exames de vista periodicamente nos alunos da rede pública municipal. Projeto que já foi reivindicado pelo vereador Scupenaro para a cidade de Valinhos.
Enquanto não se tem ações integradas como desejamos em Valinhos, é preciso cobrar soluções pontuais
A prática de exercícios e o lazer, comprovadamente, podem evitar muitas doenças. O Vereador Israel Scupenaro, não é de hoje, tem apresentado proposituras cobrando diversas melhorias nos equipamento de lazer em nosso município, além de ampliação da oferta.
Por exemplo, o Parque dos Lagos é um dos mais recentes equipamentos entregues pelo Poder Executivo como nova oportunidade de lazer na cidade. Está localizado em uma área de aproximadamente 65 mil metros, rodeado de árvores, conta com três lagos e foi revitalizado em parceria com o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV). Mas necessita de melhorias para garantir segurança, qualidade de vida e bem estar dos usuários: melhor iluminação na pista de caminhada, guard rail ou alambrados ao entorno da lagoa a fim de evitar acidentes, além de sanitários, academia de ginástica, construção de canaletas para escoamento da água de chuva a fim de preservar a pista de caminhada e também seria muito bom uma passagem de nível interligando-o ao CLT. E essas melhorias fazem parte das cobranças de Scupenaro.
Como será o pós-pandemia?
Estamos em dias de pandemia, isolamento e distanciamento social, mas sabemos, e esperamos, a vida voltará ao normal, ainda que não saibamos quando ou como será essa nova normalidade. Fato é que em meio aos dias corridos, às preocupações e obrigações do cotidiano em que vivíamos antes da pandemia, já era imprescindível momentos de atividades físicas e lazer; após esta fase dura na qual estamos certamente essa necessidade será ainda maior.
As atividades de esporte e lazer são uma forma totalmente eficaz de se combater o estresse físico, mental, psicológico e alimentar uma boa saúde. Aquele tempo para uma atividade física ou passeio é extremamente importante e o município precisa oferecer ao cidadão, que paga impostos altíssimos, opções de qualidade que atenda essa necessidade.
Scupenaro sempre cobrou melhorias nos Parques e Praças da cidade. Uma academia ao ar livre em todas as regiões de Valinhos deveria ser o mínimo segundo o vereador. No CLT, sempre alvo de suas reivindicações, Scupenaro cobrou a construção de banheiros próximo às quadras, a colocação de lixeiras ao redor do Parque na parte externa, algo que foi atendido, além de melhoria na iluminação. Scupenaro também foi o vereador que mais cobrou a revitalização da Praça Washington Luiz, que ainda precisa ser melhor aproveitada pelo Poder Executivo.
Para Israel Scupenaro o Poder Público precisa agir e promover políticas inteligentes em favor da população. A integração das políticas nos setores públicos é uma forma inteligente de se investir os recursos e promover saúde. Afinal, nada é de graça; e um serviço público de excelência é o mínimo que deve ser ofertado à população.
Conheça mais o trabalho do vereador Scupenaro: Prestação de Contas Projetos História
Comments