Programa Saúde da Família
- scupenaro
- 16 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de mar. de 2020

O vereador Scupenaro apresentou requerimento questionando sobre o programa Saúde da Família na cidade de Valinhos. Em resposta ao requerimento 2568, em 2019, a Secretaria de Saúde informou que para aderir ao programa haveria a necessidade de credenciamento junto ao ministério da Saúde e a Contratação de Profissionais para o atendimento. Pois bem, sabemos que houve a realização de Concurso Público no ano passado, principalmente para contratação de profissionais para a área da saúde e, segundo a Secretaria os profissionais estão sendo chamados. Talvez só dependa do interesse do município a implantação do Programa em Valinhos.
O programa Saúde da Família
O programa criado em 1994 tem como seu principal propósito reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
A estratégia do programa prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde), que compõem as equipes de Saúde da Família; assim, esses profissionais e a população acompanhada, criam vínculos de corresponsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade.
Prevenir é melhor do que remediar sempre
É uma estratégia que visa principalmente à prevenção, orientando e auxiliando diretamente na qualidade de vida do Cidadão. É extramente importante que a cidade de Valinhos conte com um programa como este.
No passado houve o início do Projeto no bairro São Bento, em uma espécie de teste, mas que não teve continuidade. E agora, através do requerimento 307/2020, Scupenaro questiona se há planejamento e quais são os impedimentos, hoje, para Valinhos ainda não contar com o Programa Saúde da Família já que novos profissionais estão chegando e o credenciamento junto ao Ministério da Saúde deve ser somente uma questão administrativa.
É importante saber quais passos [se houve] foram dados em direção a este objetivo, pois com o Programa Saúde da Família na cidade, a população ganha bastante, e este deve ser o foco da Administração Pública: sempre o melhor para o cidadão que paga impostos.
Comments