Canal de suporte aos profissionais da saúde
- scupenaro
- 29 de mai. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de jun. de 2020
Scupenaro encaminhou através de minuta proposta ao Poder Executivo

Estamos vivenciando uma situação como jamais vista na história do nosso país: uma crise sanitária que tem abalado as estruturas do Sistema Único de Saúde, seguida de uma crise econômica que já está causando muitos danos e pode trazer consequências terríveis, principalmente para os mais vulneráveis.
O Coronavírus não é o responsável pelas dificuldades que existem no SUS, mas está escancarando o tamanho do desafio que existe e que durante muitos anos vem causando mortes; é grande o número de pacientes que não alcançaram, em tempo, o atendimento ou tratamento necessário e garantido por lei. Por exemplo, nos casos de câncer, a legislação diz que o tratamento deve se iniciar em até 60 dias após o diagnóstico, mas infelizmente a lei só está funcionando no papel. Enquanto isso os gestores culpam a falta de recurso.
O cenário se apresenta com desafios gigantescos para a nossa saúde além do Coronavírus
E diante do cenário crítico, temos os profissionais da área da saúde, que estão na linha de frente não é de hoje não!... Eles, que de forma injusta, muitas vezes são responsabilizados pelo resultado da falta de interesse e humanização na gestão da saúde pública no nosso país, mas sem nunca negar sua missão, agora vivenciam, com muita pressão, o dia a dia na batalha contra o Coronavírus; sem esquecer que os desafios que já existiam não foram embora não! Esses profissionais precisam de todo suporte necessário para permanecerem firmes e fortes nesta batalha e para enfrentar todos os desafios que o sistema de saúde ainda apresentará diante da atual situação; não serão poucos. Leia: Brasil perdeu 40 mil leitos do SUS nos últimos 10 anos
Nós, agentes políticos, temos o dever de propor e promover ações e políticas públicas que tenham o objetivo de fortalecer as nossas bases, e a saúde é uma das mais importantes. E para uma saúde forte, além de investimentos, equipamentos, capacitação e reconhecimento, é preciso garantir a boa saúde dos nossos guerreiros: os profissionais da área da saúde. É preciso entender que esta crise sanitária não começou e não acaba no Coronavírus...
Muitas pessoas, assim como cita o Professor/Dr. Fernando Gomes, necessitarão do sistema de saúde por conta de muitos outros fatores como: doenças crônicas que estão sendo empurradas para frente sem o devido tratamento neste momento, doenças que surgirão por falta de atendimento imediato, até porque as pessoas estão deixando de procurar os hospitais, indo somente quando a situação já está agravada e ainda pessoas que por conta de fatores como o medo, estresse, perda de renda, falência, etc... poderão sofrer problemas mentais, psicológicos e enfrentar quadros depressivos.
A Proposta de Scupenaro
A proposta do Vereador Scupenaro tem por objetivo a criação de um canal direto, que seja de fácil acesso e que possibilite aos profissionais da área da saúde, se desejarem, buscar suporte psicológico. Por conta de toda pressão que estão vivenciando, sabemos que não é pequeno o número de profissionais que estão em situação crítica: abalados, receosos, muitos infectados pelo Coronavírus e que nem mesmo podem ir para suas casas pela segurança de seus familiares. Segundo informações de Órgão Técnicos, muitos já solicitaram exoneração...
E por tanto, necessita-se de ações efetivas e inteligentes em meio aos desafios que se apresentam e todos que ainda surgirão. Precisamos manter o equilíbrio, os profissionais da área da saúde necessitam de segurança em todos os sentidos. Este "Canal" deve ser para atendimento gratuito e aberto para todos os profissionais da área da saúde de Valinhos, seja do setor público ou privado.
Leia mais:
E as reivindicações que já existem?
Existem muitas ações que podem e devem ser realizadas a fim de honrar o trabalho desses profissionais. Algumas cidades estão pagando adicionais de insalubridade, por exemplo; Scupenaro já apresentou Moção ao Prefeito sobre o assunto. Uma reivindicação antiga por parte dos profissionais da enfermagem é sobre as 30 horas, que tem sido uma batalha muito difícil aqui em Valinhos. Além disso, aqui em Valinhos, outra reivindicação que Scupenaro tem cobrado é o Auxílio Distância, mas sem sucesso junto ao Poder Executivo até o momento. Leia: Prestação de Contas do vereador Scupenaro
Não há dúvidas de que esses profissionais precisam de todo apoio e suporte não só neste momento, mas contínuo. Nossa cidade, visto os números na saúde e todos esses desafios mencionados, precisa disponibilizar este canal que será de grande valor e auxílio a esses guerreiros. Em Audiência Pública, o Secretário da Saúde, Fustiononi, informou que existe um trabalho sendo realizado a fim de dar suporte psicológico aos profissionais, mas a reivindicação de Scupenaro se refere a um canal no qual os profissionais, desejando, poderão buscar o atendimento e receber todo suporte e acompanhamento.
O Projeto, em forma de minuta (Pois é um tipo de lei que somente o Executivo pode criar) foi encaminhado por Scupenaro ao prefeito.
Comments