top of page

Trânsito de Valinhos precisa de semáforos com sincronização em "Onda Verde"

Atualizado: 4 de abr. de 2020


Valinhos é uma cidade pequena, porém a quantidade de carros por habitantes, segundo matéria do G1 Fonte: (https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2019/02/26/grande-numero-de-veiculos-por-habitante-gera-reflexos-no-transito-em-vinhedo-e-valinhos.ghtml), é muito alta. Os números do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) apontam taxa de 1,59 habitantes por veículo, o que gera reflexos visíveis no trânsito.



Motoristas têm sofrido no trânsito do centro da cidade

Motoristas que saem dos bairros e acessam a Avenida Gessy Lever sentido Avenida dos Esportes, desde o cruzamento próximo ao túnel de acesso a Vila Santana até o CEV, passam uma quantidade enorme de tempo parados em sinal vermelho. O que também ocorre, segundo alguns motoristas, na Avenida 13 de Maio, desde o Banco ITAU até a antiga Rigesa; apesar de haver relatos de que neste trajeto a sincronização acontece um pouco melhor na maioria das vezes. Mas é claro que com um sistema melhor de sincronização, haverá mais fluidez no sistema de trânsito e, consequentemente mais transquilidade e agilidade para os motorista.


Sem contar que em horários comuns, em que o trânsito pode fluir melhor, os radares em diversos locais da cidade como na Avenida dos Esportes, avenida Campos Sales e em outros lugares, além de transtorno na fluidez do trânsito, acabam gerando transtornos ao bolso dos motoristas.


Scupenaro cobrou na Câmara sincronização e mais fluidez no trânsito em Valinhos

Na Câmara Municipal não são poucas as proposituras reivindicando melhorias no trânsito da cidade. O vereador Scupenaro, por exemplo, já apresentou mais de 30 documentos ao Poder Executivo e à Secretaria de Mobilidade Urbana com este objetivo, somente nesta legislatura.


No último documento o vereador Scupenaro apresentou requerimento à Secretaria de Trânsito reivindicando sincronização em “Onda Verde” no sistema de semáforos da cidade. Principalmente nesses locais no centro da cidade que são fundamentais para distribuição nos horários de pico.


Scupenaro já havia questionado também sobre os radares por conta da necessidade de melhor sinalização, além da quantidade excessiva de equipamentos na cidade e velocidades que não condiziam com a necessidade de algumas vias.


É preciso pensar no trânsito da cidade para facilitar a vida do motorista

A cidade toda necessita de otimização no sistema de trânsito. É preciso que haja um planejamento de futuro para Valinhos. Sabemos que todos os problemas de hoje não são frutos da atual administração, mas existem situações que urgem por soluções imediatas e com todas as tecnologias que vemos, precisam ser acessíveis aos munícipes Valinhenses que sofrem diariamente com a situação.

Comments


bottom of page