top of page

Manutenção nos viadutos de Valinhos

Atualizado: 27 de mar. de 2020



Scupenaro apresentou em 2019, o requerimento N.º 1463/2019, questionando o Poder Executivo sobre as ações visando manutenção nos viadutos da cidade de Valinhos.


Após resposta do Poder Executivo ao requerimento 512/2019, e a informação de que estaria em andamento um processo de licitação para contratação de empresa para elaboração de laudo para avaliação, identificação e indicação dos reparos necessários nos viadutos em, Scupenaro questionou sobre esse processo e seu andamento.


Viadutos em Valinhos


Valinhos conta com três viadutos:


- Fausto Ferreira dos Santos Filho, na Rodovia Francisco Von Zuben, saída para Campinas;

- Abilio Franceschini, na Avenida Onze de Agosto, próximo à Santa Casa;

- E o Viaduto Laudo Natel, na região central.


Esse último, o Viaduto Laudo Natel, por exemplo, foi inaugurado há mais de 40 anos. É clara e evidente a necessidade de manutenção e acompanhamento contínuo.


Segundo informações no site da prefeitura, em 2018 foi realizada vistoria nesses três viadutos para avaliar suas condições estruturais com o objetivo de detectar problemas que poderiam levar a acidentes semelhantes ao que ocorreu com uma estrutura em São Paulo, na Marginal do Rio Pinheiros, no mesmo ano.



Normas e regulamentações


As normas nacionais concernente ao assunto é regulada pela ABNT. Existe a norma ABNT NBR 9452:2016 – Inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto – Procedimento, que especifica os requisitos exigíveis na realização de inspeções em pontes, viadutos e passarelas de concreto e na apresentação de resultados destas inspeções. Também a norma ABNT NBR 7187:2003 - Projeto de pontes de concreto armado e de concreto protendido – Procedimento, que fixa os requisitos que devem ser obedecidos no projeto, na execução e no controle das pontes de concreto armado e de concreto protendido, excluídas aquelas em que se empregue concreto leve ou outros concretos especiais. Inclusive, segundo informações do site da ABNT, este documento encontra-se em revisão e a previsão de publicação da norma revisada é para o deste ano 2019. Fonte (http://www.abnt.org.br)

Dever de fiscalizar e prevenir danos aos munícipes

Os vereadores têm o dever de fiscalizar, e não somente na hora em que acontecem tragédias, pois se trata de prevenção e promover segurança. O questionamento de Scupenaro tem por objetivo que o Poder Executivo, além de disponibilizar as informações solicitadas, não permita qualquer tipo de demora ou falta na condução deste processo citado anteriormente, que seja tratado com celeridade a fim de garantir qualidade aos viadutos em nosso município e consequentemente, segurança aos pedestres e motoristas que por eles transitam diariamente.

Comentarios


bottom of page